Perguntas Frequentes

O Startup20 é o mais recente grupo de engajamento do G20, estabelecido durante a Presidência da Índia no G20 de 2023. Este fórum inovador promove um diálogo aberto com diversas partes interessadas no ecossistema de startups, tecnologia e pequenas e médias empresas (PMEs), representando de forma abrangente esse ecossistema global.

A missão do Startup20 é representar de maneira abrangente o ecossistema global de startups e tecnologia, destacando preocupações e desafios macroeconômicos aos líderes do G20.

Por enquanto não existe apenas um único conceito, todavia, as startups são conhecidas por serem empresas emergentes de base tecnológica que buscam desenvolver e oferecer soluções inovadoras ao mercado. Elas são caracterizadas por modelos de negócios ágeis, enxutos e flexíveis, com foco na rápida escalabilidade e inovação.

Atualmente, as startups representam aproximadamente 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do G20, desempenhando um papel significativo no setor econômico. Desta maneira, observou-se a importância do setor ter o devido tratamento dentro do G20.

As pautas estratégicas giram em torno de três grandes pilares: ESG (Ambiental, Social e Governança), investimentos, e políticas e regulações.

Além do Communiqué, o documento oficial que será entregue à Cúpula dos Líderes do G20, contendo todas as informações e demandas pertinentes ao grupo de engajamento, o Startup20 prevê entregar desenvolvimento de oportunidades de cooperação e negócios entre os países membros, estabelecer diretrizes para fomentar a inovação e criação de redes entre startups, além de auxiliar no desenvolvimento econômico do Brasil e estímulo ao fomento de inovação no país.

O Startup20 é um grupo de trabalho composto por delegações de diversos países e influentes protagonistas no cenário global de startups, tecnologia, inovação e  economia. As reuniões são exclusivas para convidados, proporcionando um ambiente adequado para a interação estratégica entre os participantes.