G20

O que é?

O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na formação e fortalecimento da arquitetura e governança globais em todas as principais questões econômicas internacionais.

O Brasil exerce, pela primeira vez, a Presidência do G20 de 1 de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.

Para conhecer mais sobre o G20 baixe o e-book ou acesse o site oficial. 

Membros do G20

O Grupo dos Vinte (G20) é constituído por 19 países (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Türkiye, Reino Unido e Estados Unidos), a União Europeia e a União Africana, que foi admitida como mais novo membro, na última reunião de Cúpula do grupo.  

Os membros do G20 representam cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

  • G20 Social 

O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

Os 13 grupos de engajamento que fazem parte do G20 Social são: Startup20 (startups); C20 (sociedade civil); T20 (think tanks); Y20 (juventude); W20 (mulheres); L20 (trabalho); U20 (cidades); B20 (business); S20 (ciências); P20 (parlamentos); SAI20 (tribunais de contas); e os mais novos J20 (cortes supremas) e O20 (oceanos).

Esses grupos deverão proporcionar ampla estrutura para encaminhar as demandas e aspirações das sociedades dos países do G20 aos seus líderes e influenciar as decisões do agrupamento. Estão previstas mais de 50 reuniões dos grupos de engajamento e outras atividades envolvendo as sociedades dos países do bloco durante o período da presidência brasileira do G20.

O ponto alto do G20 Social será a Cúpula Social, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, as duas no Rio de Janeiro. A Cúpula Social será o palco que mostrará os trabalhos desenvolvidos ao longo de quase um ano pelas sociedades, um panorama rico da troca de experiências entre agentes não–governamentais que, certamente, mostrarão novos caminhos para a construção de políticas que reflitam valores como justiça social, econômica e ambiental e a luta pela redução de todo tipo de desigualdade.

Conheça detalhadamente os grupos de engajamento: Grupos de Engajamento (g20.org)